POLÍTICA

Voa Brasil: Segunda fase do programa terá foco em estudantes, diz ministro à CNN

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), explicou detalhes do Voa Brasil em entrevista à CNN nesta quinta-feira (25).

Segundo o ministro, o programa, lançado na quarta-feira (24), será estendido para estudantes na segunda fase, prevista para o primeiro semestre de 2025.

“A gente tá trabalhando, agora no segundo semestre, para organizar a segunda fase do programa, que será para estudantes do Brasil. A gente avalia a possibilidade de alunos do Pronatec, do Prouni, e outros segmentos da juventude brasileira”, disse o ministro.

“A gente está dialogando com o Ministério da Educação para quando essa segunda etapa estiver estruturada, a gente poder também incluir a segunda fase do Voa Brasil.” E afirmou: “Nossa ideia é anunciar no primeiro semestre de 2025”.

As informações foram dadas por Costa Filho em entrevista ao Live CNN, exibido de segunda a sexta a partir das 9h.

Funcionamento do programa

Durante a conversa com as jornalistas Elisa Veeck, Basília Rodrigues e Clarissa Oliveira, o ministro também deu mais detalhes sobre o funcionamento do Voa Brasil na primeira fase do programa, iniciada na quarta-feira para aposentados após uma série de adiamentos.

“Ele [Voa Brasil] vai ser atendido na ociosidade das companhias aéreas. Dos 100% da aviação brasileira, entre 15% a 20% nós temos voos ociosos. Ou seja, o voo vai com 85%, 90% de sua capacidade”, explicou. “É nessa ociosidade que as [companhias] aéreas estão disponibilizando essas passagens para ofertarem para a população.”

Costa Filho também garantiu que o programa “não tem nem um real de recursos públicos”, justamente por operar a partir da ociosidade de lugares nos voos.

Primeira fase

Na primeira fase, poderão usufruir do programa cerca de 23,3 milhões de aposentados do INSS que não tenham viajado nos últimos 12 meses.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, 95% desses aposentados recebem somente até dois salários mínimos.

O valor máximo das passagens será de R$ 200 por trecho, descontando-se o valor da tarifa aérea. São oferecidos dois bilhetes por ano. Ao todo, as companhias aéreas que aderirem ao programa irão ofertar 3 milhões de passagens dentro de 12 meses.

Como participar?

As passagens poderão ser compradas diretamente pelo site gov.br/voabrasil.

Para isso é preciso ter conta da categoria “prata” ou “ouro”, classificações obtidas na medida em que o usuário complementa as informações de seu cadastro.

Com a conta configurada, o usuário precisará somente escolher a origem, o destino e a data em que pretende viajar. Caso não haja passagem disponível para a data escolhida, serão apresentadas as opções com os dias mais próximos disponíveis.

Após selecionar a passagem desejada, o usuário será direcionado para a página da companhia aérea para finalizar a compra.


CNN BRASIL