Diplomatas brasileiros destacam a importância da manutenção do diálogo em níveis ministerial e de embaixada com os argentinos para que o Brasil assumisse a embaixada da Argentina na Venezuela.
O corpo diplomático também afirma que o gesto brasileiro mostra que os canais de comunicação estão abertos também com oposição e governo venezuelano.
Interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizem ainda que todo o processo foi acertado com o governo de Nicolás Maduro, o que ainda evita embates diretos com os venezuelanos.
A bandeira brasileira foi hasteada na Embaixada da Argentina em Caracas, nesta quinta-feira (1º). Esse gesto representa que o Brasil se tornaria responsável pelos opositores ao regime venezuelano que estão abrigados no prédio e de possíveis funcionários que ainda estão no local.
Integrantes do Itamaraty afirmam que ainda estão acertando detalhes para saber como será o atendimento dessas pessoas e que não possui o número total de abrigados no local.
A decisão brasileira ainda foi parabenizada por diversos espectros políticos.
Na Argentina, a chanceler Diana Mondino e o presidente Javier Milei publicaram mensagens nas redes sociais agradecendo ao Brasil. A opositora de Maduro, Maria Corina Machado também felicitou o país pela iniciativa.
O Brasil também vai assumir a embaixada do Peru na Venezuela, como adiantou o analista da CNN Caio Junqueira. O anúncio deve ser feito ainda na tarde desta quinta-feira.
Brasileiros na Venezuela
O Brasil estima que 11.500 brasileiros vivem na Venezuela. Fontes do atendimento consular afirmam que, até o momento, os cidadãos fizeram consultas gerais, mas não há nenhum pedido específico de ajuda para saída ou atendimento no país.
Fontes do Itamaraty reforçam que há prontidão para atendimento aos brasileiros em Caracas.
Compartilhe:
CNN BRASIL