GERAL

Veja lista de alimentos que tem o mesmo efeito de “matar a fome” que o Ozempic

Foto: Reprodução.

Nas redes sociais, uma nova moda sugere uma bebida que promete efeitos similares ao medicamento Ozempic. Influenciadores no TikTok preparam uma mistura com meia xícara de aveia, uma xícara de água e suco de meio limão. Apesar do sabor não ser agradável, eles a consomem em vídeos.

Essa prática, chamada de ‘Oat-Zempic’ (aveia-zempic, em tradução livre), faz referência ao remédio para diabetes conhecido por auxiliar na perda de peso ao suprimir a fome. Os vídeos que promovem essa alternativa acumularam milhões de visualizações, com pessoas alegando ter perdido 4,5 quilos em algumas semanas.

Contudo, especialistas afirmam que o efeito similar ao Ozempic não é exclusivo da aveia: muitos ingredientes são conhecidos por controlar a fome por longos períodos. Eles estimulam a liberação de GLP-1, o hormônio da saciedade, que também é ativado pelo medicamento.

Segundo Michelle Routhenstein, nutricionista de Cardiologia Preventiva e criadora do blog Entirely Nourished, os alimentos mais recomendados são ricos em proteínas e fibras, como a aveia, além da ingestão de água. Ela sugere que certas combinações de ingredientes também proporcionarão maior saciedade e menor quantidade de calorias. Veja as opções mais indicadas a seguir.

Lentilha e feijão Leguminosas, como lentilhas, feijões e amendoins, são ricas em fibras solúveis. Esses compostos absorvem mais água, aumentando a sensação de saciedade, e estimulam a secreção do hormônio GLP-1 no intestino — o mesmo composto ativado pelo Ozempic, mas em escala muito menor, segundo Routhenstein.

De acordo com um estudo publicado na revista Harvard Health Publishing, o consumo de lentilhas também pode reduzir o risco de obesidade, colesterol alto e pressão alta, além de ser benéfico para pacientes com doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Analía Yamaguchi, médica clínica especializada em nutrição do Hospital Italiano de Buenos Aires, na Argentina, afirma que a lentilha é um alimento nobre, um tipo de carboidrato complexo que se destaca por ser nutritivo, saciante, de baixa caloria e fornecedor de energia.

Routhenstein acrescenta que o consumo de feijão também pode aumentar a sensação de saciedade, pois os líquidos absorvidos por ele fazem você se sentir mais alimentado, mesmo adicionando poucas calorias extras.

Sopas e caldos Embora possa parecer que a sopa não sacia a fome, vários estudos indicam o contrário.

Uma pesquisa publicada pela Nature em 2020 descobriu que as sopas podem saciar mais do que refeições sólidas feitas com os mesmos ingredientes. Isso pode ocorrer porque o corpo responde à fome e à sede de maneira semelhante, explica Routhenstein. Portanto, consumir muita água na sopa pode ajudar a se sentir mais satisfeito.

Além disso, a especialista alerta que nem todas as sopas são iguais, e o quão saciado você se sente depois depende totalmente do tipo que você está consumindo. Sopas de caldo devem ser escolhidas em vez das sopas à base de creme, pois contêm mais água, podem ter menos calorias e causar menos inchaço, ela aconselha.

Maçãs A maçã, de baixa caloria, é rica em vitaminas do complexo A, B e C, minerais e fibras, com propriedades anti-inflamatórias. Muito recomendada para dietas e reeducação alimentar, ela é uma boa opção se você deseja algo doce, mas não quer aumentar o açúcar no sangue com produtos processados, de acordo com Routhenstein.

No entanto, a nutricionista alerta que, embora possa ser uma opção saudável, nem sempre é super satisfatória por si só e é melhor combinada com outros ingredientes para manter a saciedade por mais tempo.

Couves e brócolis Assim como as frutas, vegetais como brócolis e couves são ótimas opções para te manter saciado por conterem altas concentrações de vitaminas essenciais, fibras, água, e pouco ou nenhum açúcar.

Routhenstein também avalia que a mentalidade do indivíduo em relação aos alimentos que ele ingere pode influenciar na saciedade. Portanto, se a pessoa sabe que gosta mais de certas texturas do que de outras, como crocante em vez de macia, aumentar a quantidade de alimentos que ingere com essa característica pode ajudá-la a se sentir mais satisfeita com sua refeição.

— Existem alguns alimentos que são simplesmente reconfortantes para você e que por si só são saciantes — ela acrescenta.

Queijo cottage e iogurte grego Estudos identificaram o potencial de laticínios de baixo poder calórico, como o queijo cottage e o iogurte grego, de atingir o ponto ideal de saciedade. Uma porção de meia xícara de queijo cottage integral contém cerca de 100 calorias, enquanto uma porção igual de queijo ricota contém cerca de 190 e uma porção de 3/4 de xícara de iogurte grego integral apresenta por volta de 160 calorias.

Além disso, o queijo cottage oferece uma variedade de benefícios para a saúde, afirma a nutricionista Julia Zumpano, do Centro Médico e Acadêmico Cleveland Clinic, nos Estados. Uma porção fornece cerca de 30% da ingestão diária recomendada de selênio, um mineral essencial que é fundamental para a síntese do DNA e para combater danos celulares. O queijo cottage também contém riboflavina, uma vitamina que ajuda no crescimento e produção de energia das células, e fósforo, que mantém os dentes e os ossos fortes.

Outro estudo publicado na revista científica especializada em nutrição Appetite descobriu que o iogurte grego foi útil para reduzir o apetite a longo prazo, fazendo com que os participantes se sentissem mais saciados, uma vez que ele é rico em proteínas e pobre em gordura.

Routhenstein recomendou digerí-los mais lentamente, uma vez que esses produtos são altamente proteicos.

Ovos e peixes Emma Beckett, professora sênior de Ciência Alimentar e Nutrição da Universidade de Newcastle, na Austrália, recomenda uma dieta rica em proteínas magras, como ovos e peixes, para pessoas que desejam os efeitos de redução do apetite do Ozempic.

Um estudo publicado em 2020 no periódico científico International Journal of Environmental Research and Public Health descobriu que as pessoas que comeram ovos no café da manhã ingeriram menos calorias durante a refeição seguinte em comparação com aqueles que optaram por cereais e suco.

Os peixes também demonstraram ter um efeito saciante, porque são ricos em ácidos graxos do tipo ômega-3, o que pode aumentar em pessoas com obesidade a sensação de terem sido alimentadas suficientemente, de acordo com um estudo de 2008 publicado na revista Appetite.

Segundo Routhenstein, produtos de origem animal tem mais proteína por grama do que aqueles advindos de vegetais, e por isso ovos e peixes tendem a ser uma forma mais eficiente para as pessoas que desejam se saciar.


Fonte terra brasil