GERAL

Veja detalhes do super porta-aviões americano que fechou a Baía de Guanabara

Na segunda-feira (20), o porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos USS George Washington (CVN 73) chegou ao Rio de Janeiro. Sua visita ao Brasil faz parte do exercício Southern Seas 2024, realizado pelas Forças Navais do Comando Sul dos EUA/4ª Frota nos próximos meses.

Durante o exercício, haverá intercâmbio de especialistas e compromissos agendados com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Membros da Marinha brasileira estarão a bordo do navio como parte da equipe internacional.

No mesmo período, a general do Exército dos EUA e comandante do Comando Sul, Laura J. Richardson, estará no Brasil, liderando as operações do porta-aviões e se encontrando com autoridades e líderes brasileiros.

Em São Paulo, a general participará de um painel de discussão sobre a integração de mulheres em missões de paz, defesa e segurança, enfatizando a importância da inclusão e da diversidade na segurança global.

A operação Southern Seas 2024 celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA, reforçando a parceria de longa data entre os dois países.

O exercício naval reflete o compromisso contínuo dos EUA e das nações parceiras em trabalhar juntos pela segurança coletiva, paz e desenvolvimento regional.

O USS George Washington é uma das forças navais dos EUA e serve como plataforma para a exibição de aeronaves avançadas, incluindo os caças Boeing F/A-18F Super Hornet e Lockheed Martin F-35C Lightning II. A presença do F-35C é especialmente significativa, sendo a primeira vez que um caça Stealth de 5ª geração voará no espaço aéreo brasileiro.

Curiosidades:

  • O USS George Washington foi lançado em 1990.
  • A embarcação possui 333 metros de comprimento, equivalente ao tamanho do edifício Chrysler em Nova Iorque, e é equipada com dois reatores nucleares, motores a diesel e turbinas a vapor.
  • Tem capacidade para transportar seis mil pessoas e 90 aeronaves, incluindo aviões e helicópteros.
  • A última vez que o porta-aviões esteve no Brasil foi em 2015, durante uma edição anterior da operação Southern Seas.

Além disso, na próxima sexta-feira (24), das 14h às 16h, haverá um novo bloqueio para a saída da embarcação, impactando a linha Arariboia (Rio-Niterói-Rio), com possíveis atrasos e cancelamentos de viagens no período, conforme informado pela concessionária CCR Barcas.


Fonte terra brasil

progrestino

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário