Foto: Ricardo Stuckert / PR
Integrantes da oposição acusam o governo Lula de alterar dados da Previdência Social para reduzir a projeção de despesas em R$ 12 bilhões. Como resultado, 57 deputados da oposição apresentaram nesta quinta-feira, 27, um novo pedido de impeachment contra o presidente.
Os parlamentares alegam que o governo cometeu crime de responsabilidade por uma pedalada fiscal, comparável ao crime que levou ao impeachment de Dilma Rousseff em 2016. A denúncia é baseada em uma reportagem da Folha de S. Paulo, que afirma que o governo Lula manipulou dados da Previdência para diminuir em cerca de R$ 12 bilhões a projeção de despesas com benefícios previdenciários para 2024, reduzindo artificialmente o crescimento vegetativo mensal de 0,64% para 0,17%.
“O atual presidente da República cometeu uma ‘pedalada fiscal’, mesma situação que resultou no impeachment de Dilma Rousseff em 2016”, afirmou o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), principal autor do pedido.
“No caso em questão, há até uma confissão do crime, evidenciada em uma nota técnica editada pela Coordenação de Orçamento e Finanças do INSS, responsável pelas projeções de gastos do órgão, que teve sua projeção alterada às pressas devido à exigência legal de publicação do Relatório Bimestral de Avaliação das Receitas e Despesas Primárias”, acrescentou o deputado.
Fonte terra brasil