O Brasil deve registrar temperaturas acima da média e fortes pancadas de chuva ao longo do mês de abril. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que partes das regiões Sudeste, como São Paulo, e toda a região Sul tenham uma maior prevalência de massas de ar quente e seco, trazendo um clima mais quente.
Para abril, praticamente todo o país terá temperaturas acima da média, resultando em períodos de calor intenso. Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC, enquanto na região Sudeste os termômetros devem variar entre 22ºC e 26ºC. Já na região Sul, as temperaturas devem ficar entre 18ºC e 24ºC.
Em relação à chuva, a tendência deve ser acima ou próxima da média no Norte do país e abaixo da média em parte do Nordeste. Nas regiões Sul e Sudeste e no centro-norte de Mato Grosso do Sul, por outro lado, são previstos volumes de chuva próximos ou acima da média, mantendo os níveis de água no solo elevados.
A previsão aponta ainda para a entrada de ar frio, especialmente no Sul do país. Essas massas de ar frio do outono terão uma intensidade maior, encontrando-se com o domínio de ar quente. O cenário pode resultar em temporais no Sul e partes do Sudeste, além de baixar as temperaturas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.