Os 27 secretários de segurança dos estados brasileiros devem se reunir em Brasília para um encontro em que será discutida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda setores da segurança.
O encontro sobre a PEC da Segurança foi marcado para 4 de dezembro, em Brasília.
A iniciativa é da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, chefiada pelo delegado federal Sandro Avelar, que quer reunir todos para debater o tema. Avelar é o atual presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).
Um representante do Ministério da Justiça deve comparecer. As polícias Federal e Rodoviária Federal também serão convidadas.
Resistência
O objetivo é discutir como os estados podem ser afetados com a proposta. Alguns governadores já demonstraram resistência com a ideia de forças federais, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuando de forma ostensiva nas cidades.
A reunião também terá a apresentação de uma proposta de padronização de indicadores por todos os estados sobre morte violenta. Atualmente, cada estado contabiliza mortes de uma forma diferente.
Há duas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu todos os governadores para apresentar a PEC da Segurança. Foi a primeira vez que o tema foi discutido com os estados.
Lula disse na abertura da reunião que “o crime organizado é incontrolável se não houver pacto federativo que envolva todos os poderes da federação, todos os poderes que estão envolvidos direta ou indiretamente nisso”.
Fim da escala 6×1: o que diz PEC que propõe mudar jornada de trabalho
CNN BRASIL