Um projeto no Senado Federal quer regulamentar o exercício profissional de terapeuta, praticante avançado e consultor de saúde ayurveda.
O que é ayurveda?
Segundo a Associação Brasileira de Ayurveda, a prática é uma “filosofia médica oriental que foi desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de ano” e possui dois objetivos principais: “preservar e promover a saúde das pessoas saudáveis e curar doenças dos pacientes.”
A palavra “ayurveda” vem do sânscrito e tem duas partes, “veda”, que pode ser traduzido como conhecimento e “ayus” que significa vida.
O projeto em tramitação no Senado afirma que “ayurveda é um sistema de saúde praticado em todo o mundo e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina tradicional desde 1978.”
O projeto
O PL 6086/2023, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) prevê a utilização do ayurveda no Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto propõe que o exercício da profissão avançada seja assegurado por um diploma de bacharelado na prática, podendo ser tanto de instituições nacionais, quanto estrangeiras revalidados no Brasil.
O terapeuta ayurveda, poderá realizar seus trabalhos se tiver certificado de formação específica.
O texto foi debatido em reunião conjunta com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Nas redes sociais, a senadora Mara Gabrilli escreveu que esses profissionais “atuam diretamente na saúde de esses pacientes e precisam de devida qualificação profissional para desempenharem essa relevante atividade”;
Se aprovada pelo Senado, a proposta passará por análise também da Câmara dos Deputados.
Compartilhe:
CNN BRASIL