A vice-campeã do US Open de 2023, a bielorrussa Aryna Sabalenka, superou uma exibição instável e venceu a 29ª cabeça de chave, a russa Ekaterina Alexandrova, por 2 sets a 1 (2/6, 6/1 e 6/2), na terceira rodada do Grand Slam dos Estados Unidos, já no começo da madrugada deste sábado (31).
Sabalenka e Alexandrova entraram no Arthur Ashe Stadium com os fãs ainda recuperando o fôlego depois que Alexei Popyrin derrotou Novak Djokovic no final da noite de sexta-feira (30) — o duelo começou apenas à 00h08 (em Nova York; 1h08 em Brasília).
O último registro de início na madrugada tinha acontecido em 1987, quando Gabriela Sabatini derrotou Beverly Bowes em 90 minutos após início à 00h00. Um final rápido parecia improvável depois a campeã do Aberto da Austrália, Sabalenka, teve uma série de erros não forçados e perdeu o primeiro set em 33 minutos.
“Não sei o que fiz, só estava tentando ficar abaixada, colocar o máximo de bolas que pude de volta para aquele lado. Ela jogou um tênis incrível no primeiro set. Foi muito difícil mudar isso”, disse Sabalenka.
A atleta de 26 anos rapidamente encontrou o ritmo e quebrou o saque para abrir 3/1 no set seguinte, e nunca mais olhou para trás, empatando a disputa com uma demonstração de poder de tirar o fôlego para sobrepujar a corajosa oponente russa.
Sabalenka foi surpreendentemente quebrada após abrir 5 a 0 no set decisivo, mas prontamente desferiu o golpe de nocaute em Alexandrova, que estava em declínio, com um backhand vencedor para deliciar a multidão que estava presente.
“Estou muito feliz por ter conseguido virar o jogo e conseguir uma vitória tão difícil. Muito obrigada, torcedores, por ficarem até tão tarde”, completou Sabalenka
Edição de Stephen Coates
CNN BRASIL