Neste domingo (14), a Rússia expressou profunda preocupação com os recentes ataques do Irã a Israel. O país apelou para que todas as partes envolvidas exerçam moderação. No entanto, ressaltou que as tensões continuarão elevadas até que a disputa entre Israel e os palestinos seja resolvida.
Segundo informações de Guy Faulconbridge da CNN Brasil, o Irã lançou ataques contra Israel em retaliação a uma suposta ofensiva israelense contra o complexo da embaixada iraniana na Síria em 1º de abril. Este ataque resultou na morte de altos comandantes da Guarda Revolucionária e ocorreu após meses de confrontos entre Israel e aliados regionais do Irã.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em comunicado sobre os ataques iranianos, declarou: “Expressamos a nossa extrema preocupação com outra escalada perigosa na região. Pedimos a todas as partes envolvidas que exerçam moderação.”
A Rússia, que mantém fortes laços com o Irã, observou que Teerã justificou o ataque como um exercício de legítima defesa após a ofensiva de Israel ao complexo da embaixada iraniana em Damasco, que Moscou condenou. No entanto, a Rússia não condenou os ataques iranianos a Israel.
O país também afirmou que o Ocidente bloqueou as tentativas dentro do Conselho de Segurança das Nações Unidas de responder ao ataque israelense ao complexo da embaixada. O ministério alertou repetidamente que as inúmeras crises não resolvidas no Oriente Médio, principalmente na zona de conflito entre Israel e Palestina, levarão a um aumento da tensão.
O ministro das Relações Exteriores do presidente Vladimir Putin, Sergei Lavrov, conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, neste domingo (14). O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em comunicado sobre a chamada, disse: “Uma nova escalada da situação na região e novas ações provocativas perigosas podem levar a um aumento da tensão”.
A resposta de Moscou deixou Israel claramente insatisfeito. A Embaixadora de Israel na Rússia, Simona Halperin, foi citada pela agência de notícias estatal russa RIA dizendo que Israel esperava que a Rússia condenasse os ataques iranianos.
Fonte terra brasil