NACIONAIS

Petrobras| Técnicos do TCU miram possível fraude em contrato com Unigel

A unidade técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) que fiscaliza a Petrobras identificou possíveis fraudes no acordo com a empresa de fertilizantes Unigel e defendeu uma nova apuração sobre o negócio firmado em 29 de dezembro de 2023, conta Malu Gaspar.

Em documento enviado no último dia 18 ao relator Benjamin Zymler foram destacadas irregularidades graves, como o atropelo da governança da estatal. Em fevereiro, um outro relatório já havia apontado que o contrato daria prejuízo de R$ 487 milhões à estatal. A nova manifestação ocorreu duas semanas após a Petrobras anunciar que uma apuração interna não encontrou irregularidades.

Para os auditores, em função de “tamanha fragilidade das justificativas apresentadas”, “há de se averiguar o que de fato tem motivado a Petrobras a defender quase que ilogicamente um contrato com uma empresa em recuperação extrajudicial e devedora de quase R$ 90 milhões à companhia, cujo resultado tende a ser um prejuízo econômico de quase meio bilhão de reais”. Fontes do tribunal dizem que há “pressões absurdas” a favor do acordo entre Petrobras e Unigel. A petroleira afirma que “continua esclarecendo tempestivamente todas as informações solicitadas pelo TCU” nos prazos solicitados. (Globo)




Fonte: Marreta Urgente

progrestino

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário