O transporte pela UTI aérea no município de Novo Progresso deve aumentar o atendimento para casos prioritários e emergenciais, após uma pareceria do governo do estado com o município, através da Secretaria de Saúde Pública (SESPA), já que os custos particulares de uma aeronave é muito caro. Os pacientes com mais complexidade, serão transferidos para as cidades – Itaituba, Santarém e até para a capital Belém.
Com a construção da nova pista no aeroporto municipal e inaugurada no fim do ano passado, irá facilitar esse trabalho na área da saúde para tirar pacientes para fora e salvar vidas.
Na sexta-feira, dia 9, o paciente Valdir Luis Bach foi transferido para a capital Belém. A aeronave descolocou as 11h00 de Novo Progresso. Neste domingo(11), mais um paciente identificado como José Alexandre Filho, será levado para Santarém com decolagem de Novo Progresso às 17h00.
O prefeito Gelson Dill falou desse trabalho que está sendo feito com mais frequência em Novo Progresso “Esse serviço prestado pelo governo do estado, né?, que vem “tá” nos auxiliando muito nesse salvamento de vidas aqui no nosso município de Novo Progresso. Pois temos dias que vem até duas aeronaves buscar pacientes aqui, resgatar e levar para os hospitais regionais, tanto de Itaituba, quanto de Santarém e algumas das vezes, levar pacientes para hospitais do estado, Belém”, disse.
Gelson Dill também falou da importância e fez agradecimento ao governo do estado “Isso está nos auxiliando muito a possibilitar salvar vidas no nosso município. Agradecimento espacial ao governo do estado por essa prestação de serviço de qualidade”, completa.
Por: Progrestino/fotos: ASCOM-NP