O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) totalizou 45 dias em viagens pelo Brasil no primeiro ano de seu terceiro mandato.
Segundo um levantamento feito pela CNN com base na agenda oficial, de janeiro a dezembro do ano passado, Lula fez 41 viagens a 18 estados do país.
Lula passou o equivalente a dois meses em viagens ao exterior no ano passado, tendo somado, contando com o tempo gasto para deslocamento, 64 dias em atividades no fora do Brasil.
Ao todo, Lula cumpriu agenda oficial em 23 países, incluindo Argentina, China, Estados Unidos, Alemanha, Emirados Árabes e Japão.
O número de dias em que o petista ficou em viagens pelo país, ou seja, fora de Brasília, é inferior ao período que ele dedicou à agenda internacional.
Segundo apuração do repórter da CNN Teo Cury, Lula já avisou a assessores que, em 2024, pretende focar mais na agenda interna, com viagens dentro do país.
Foco no Sudeste e no Nordeste
A região mais visitada por Lula foi a Sudeste, onde o petista esteve em 18 ocasiões. São Paulo foi o estado mais visitado da região, com 12 viagens ao todo. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (5) e Espírito Santo (1).
Lula também priorizou a região Nordeste durante suas viagens pelo país. Foram 13 visitas ao total.
Na Bahia, somou quatro viagens. Lula também esteve duas vezes no Ceará e em Pernambuco. Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe somaram uma viagem do petista cada.
O presidente também foi ao Norte seis vezes:
- Pará: 2
- Roraima: 2
- Amapá: 1
- Amazonas: 1
No Sul, foram três viagens ao todo, sendo duas ao estado do Paraná e uma ao Rio Grande do Sul. Já no Centro-Oeste, o presidente esteve no Mato Grosso em uma oportunidade.
A CNN entrou em contato com o Palácio do Planalto sobre o levantamento e aguarda resposta.
Compartilhe:
CNN BRASIL