O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-jogador do Flamengo Dejan Petkovic encontraram-se nesta quarta-feira (22).
Natural da Sérvia, Petković acompanhou o embaixador do país no Brasil, Aleksandar Ristic, durante uma visita ao Palácio do Planalto.
“Recebi o Embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić, para apresentação de suas cartas credenciais. E, de surpresa, ele trouxe o sérvio mais brasileiro e famoso do nosso país”, escreveu Lula.
Recebi o Embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić, para apresentação de suas cartas credenciais. E de surpresa ele trouxe o sérvio mais brasileiro e famoso do nosso país. 🇧🇷🇷🇸
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/fDJSco4rWl
— Lula (@LulaOficial) May 22, 2024
O embaixador foi oficializar a sua atuação no Brasil por meio da entrega das cartas credenciais. Outras sete cartas foram entregues por embaixadores do Irã, Eslováquia, Timor-Leste, Botsuana e Georgia.
Mas a visita de Petkovic não foi uma surpresa completa: além de ex-jogador, o sérvio atua como cônsul honorário do país no Rio de Janeiro. Cônsules honorários não são remunerados nem servidores da carreira diplomática, mas auxiliam no desenvolvimento de atividades do setor.
Quem é Petkovic?
O antigo camisa 10 do rubro-negro fluminense participou de quatro títulos ao Flamengo (Copa dos Campeões em 2001, Campeonato Brasileiro em 2009 e dois campeonatos Cariocas). Ele já jogou pelos rivais Vasco da Gama, em 2004, e Fluminense, entre 2005 e 2006.
Hoje com 52 anos, Petkovic já foi comentarista esportivo e treinador. Comandou os times do Criciúma em 2015, Sampaio Corrêa em 2016 e Vitória em 2017.
Veio ao Brasil em pela primeira vez em 1997, quando foi emprestado ao Vitória pelo Real Madrid, e jogou no clube baiano até 1999.
Veja clubes brasileiros em que Dejan Petkovic jogou:
- Vitória
- Vasco da Gama
- Fluminense
- Goiás
- Santos
- Atlético Mineiro
- Flamengo
*Sob supervisão de Nathan Lopes
Compartilhe: