POLÍTICA

Lula cancela ida à Colômbia para a COP-16

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a viagem que faria na próxima terça-feira (29) à Colômbia para participar da Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade, a COP 16. O evento começou na última segunda-feira (21) e vai até o dia 1º de novembro, em Cali, na Colômbia.

É o segundo compromisso internacional que o presidente precisa desmarcar após o acidente doméstico que ele sofreu no sábado (19). A ida dele à Cúpula dos BRICS na Rússia também estava prevista e precisou ser cancelada após o chefe do executivo cair no Palácio da Alvorada e precisar ser submetido a uma série de exames.

Nesta sexta-feira (25), após novos exames, a equipe médica do presidente emitiu uma nota informando que o quadro de saúde dele é estável e que ele está “apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília”. A ideia é que o presidente realize novos exames na quarta-feira (30).

Segundo turno

Além dos compromissos internacionais, o presidente Lula também cancelou uma ida a São Paulo durante o segundo turno das eleições municipais. A expectativa é que ele participasse dos atos de campanha do candidato à Prefeitura, Guilherme Boulos, e que também votasse na região.

O médico cardiologista do presidente, Roberto Kalil Filho, recomendou que Lula evite viagens longas de avião enquanto se recupera.

COP 16

A cidade de Cali, na Colômbia, realiza a 16ª edição da Conferência sobre Biodiversidade, a COP da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CBD). A COP 16 será a primeira após adoção do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal. A expectativa é que participem 12 chefes de Estado e mais de 100 ministros.

Os países participantes deveriam apresentar planos nacionais para cumprirem os objetivos de proteção à biodiversidade. O documento apresentado pelo Brasil está em análise pelo Ministério do Meio Ambiente.


CNN BRASIL