Um inquérito policial foi aberto nesta sexta-feira (13), para apurar o uso indevido de inteligência artificial por parte de golpistas que utilizaram o recurso para recriar a imagem e a voz do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Em nota, o Governo do Estado alerta para um vídeo fraudulento que circula nas redes sociais, e que, a partir da técnica “deepfake”, faz parecer que Tarcísio está dizendo que o Procon de São Paulo determinou uma multa a todas as bandeiras de cartões de crédito, obrigando que devolvam um valor em dinheiro – cashback – aos consumidores que utilizaram esse método para compras.
“Por meio do sistema de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, a pasta identificou o golpe e abriu um inquérito policial para apurar o uso indevido de IA na falsificação da voz do governador e na execução de fraude”, afirmam.
Ainda de acordo com o governo, o vídeo em questão orienta a clicar em um link que simula o site do Procon-SP, onde as vítimas usam informações pessoais para preencher os campos.
A nota alerta que o Procon-SP e outras instituições do Governo do Estado não promovem campanhas de cashback em compras de cartão de crédito e reforçam que “qualquer mensagem recebida sobre este tema seja denunciada imediatamente para a polícia”.
Quase 1,5 milhão de eleitores com deficiência poderão votar em outubro
CNN BRASIL