Uma explosão atingiu um tanque de petróleo na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, na tarde desta quinta-feira (25). De acordo com a Petrobras, quatro trabalhadores ficaram feridos no acidente, que aconteceu por volta das 15h30.
Um vídeo mostra as chamas subindo no momento da explosão. O acidente aconteceu exatamente uma semana depois de o presidente Lula (PT) visitar a refinaria e anunciar a retomada de obras na unidade.
Segundo a Petrobras, a explosão aconteceu durante uma manutenção no tanque e foi causada por “um fagulhamento seguido de chama, rapidamente controlada”.
Os quatro trabalhadores feridos foram atendidos na refinaria e encaminhados para avaliação médica externa. Equipes internas da Rnest foram acionadas e atuaram para o controle da ocorrência.
Segundo funcionários que não quiseram se identificar, o acidente aconteceu num tanque cujo tipo é conhecido como “maracanã”.
Tanque em que houve explosão na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca, Pernambuco — Foto: Reprodução/WhatsApp
Um dos feridos, um homem de 41 anos, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Hapvida do Cabo de Santo Agostinho. O g1 tentou, mas não obteve informações sobre o estado de saúde dele, porque a família não autorizou a divulgação.
Os outros três feridos foram transportados por ambulâncias da refinaria. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo e Gás Natural (Sindipetro-PE/PB) afirmou que eles foram levados para o Hospital Dom Helder Câmara, também no Cabo de Santo Agostinho, e para o Hospital da Restauração, no Centro do Recife.
Dois deles, levados para o Hospital da Restauração, deram entrada na Unidade de Queimados, onde ficaram internados com quadro de saúde estável.
O g1 tentou, mas não conseguiu contato com o Hospital Dom Hélder Câmara, para onde foi levado o quarto ferido.
A Petrobras, por meio de nota, afirmou que “as causas serão investigadas e as unidades de produção da Refinaria operam normalmente, sem outros impactos”.
G1