A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária vermelha, patamar 2, está em vigor neste mês de setembro. Com isso, haverá um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, devido ao aumento dos custos de geração de energia causado pela seca e pelas queimadas em algumas regiões do país.
Esta é a primeira vez desde agosto de 2021 que a bandeira vermelha é acionada. O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, havia registrado uma sequência de bandeiras verdes desde abril de 2022, interrompida em julho deste ano com a entrada da bandeira amarela. Embora agosto tenha retornado à bandeira verde, a situação mudou novamente em setembro com o retorno da bandeira vermelha.
Luciana Carmo, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, explicou que as bandeiras tarifárias são acionadas conforme o cenário de geração de energia no país. Ela destacou que a distribuidora está orientando os clientes sobre o uso consciente da energia para tentar minimizar os impactos na fatura.
Além disso, a Equatorial Pará lembra que os clientes de baixa renda podem se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, um programa do Governo Federal que permite economizar até 65% na conta de luz. Para mais informações sobre as condições e o processo de cadastro, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Pará, como WhatsApp, site, central de atendimento, postos presenciais e o aplicativo da empresa.
fonte: btmais