A menos de um mês para a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) — o Enem dos Concursos — , o setor de logística do Ministério da Gestão informou que a Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão auxiliar na segurança e na distribuição das provas no Rio Grande do Sul.
Em maio, o governo federal decidiu adiar o concurso após a situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada por enchentes que assolaram a região.
“Estamos contando com o apoio das forças de segurança federais no Rio Grande do Sul. Formamos um grupo de trabalho com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional que vão garantir a escolta das provas, a segurança dos armazéns onde as provas devem ficar e a segurança dos locais de aplicação”, afirmou o coordenador-geral de Logística do CPNU, Alexandre Retamal.
78 mil pessoas estão inscritas no Rio Grande do Sul para realizar as provas, que ocorrem no dia 18 de agosto. O setor de logística do ministério garantiu a realização do concurso no dia previsto.
“O concurso já está garantido. Agora os próximos passos será a conclusão da organização para a realização do concurso e a distribuição das provas”, complementou Retamal.
Na quarta-feira (17), representantes do governo federal se reuniram com autoridades gaúchas para alinhar os últimos detalhes da aplicação das provas.
Atenção para o Amazonas
O coordenador também informou que o ministério está monitorando a situação da seca do Amazonas para viabilizar a aplicação do concurso na região.
Os efeitos da seca no estado do Amazonas são sentidos a partir deste mês de julho, de acordo com dados do sistema de monitoramento do governo estadual. A Defesa Civil informou que os níveis dos rios no Amazonas estão abaixo do esperado para o período.
O setor de logística do ministério esteve no estado na semana passada.
“A gente sabe que o Amazonas está enfrentando a situação de seca no estado. A gente já está em tratativas, principalmente para poder atender a população indígena que precisa se deslocar para os locais de prova”, afirmou o coordenador-geral de Logística do CPNU.
Retamal também informou que o ministério está trabalhando em conjunto com o governo do Amazonas para garantir que as provas cheguem em segurança nos locais de aplicação.
Distribuição das provas
Quando o concurso foi adiado, as provas já estavam no local de aplicação. Isso obrigou o governo a recolher todas as provas. Segundo o setor de logística do MGI, todas as provas foram recolhidas e nenhuma foi vazada para assegurar a legitimidade do processo seletivo.
“Conseguimos recolher todas as provas que já haviam sido distribuídas. Após o recolhimento, as provas foram reunidas em um só local. Foram verificados todos os 18.557 malotes, para ter certeza que as provas não foram violadas e nem vazadas”, afirmou Retamal.
De acordo com o coordenador, as provas foram mantidas em um local que foi “permanentemente vigiado” e que a avaliação poderá ser utilizada no dia 18 de agosto. As provas vão ser redistribuídas aos locais a partir do dia 3 de agosto.
Cronograma
Todo o processo do “Enem dos Concursos” deverá ser finalizado no final de novembro: no dia 21, serão divulgados os resultados e, no dia seguinte, 22 de novembro, terá início a convocação dos candidatos aprovados e aqueles classificados para o curso de formação.
Veja as datas:
- 4 de julho – Publicação de Decreto e retificação do Edital;
- 5 a 7 de julho – Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 7 de agosto – Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
- 18 de agosto – Aplicação das provas;
- 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
- 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
- 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Compartilhe:
CNN BRASIL