A Eve Air Mobility, uma subsidiária brasileira da Embraer, está desenvolvendo aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para mobilidade aérea urbana. Recentemente, a empresa anunciou que produzirá o primeiro protótipo de “carro voador” em tamanho real até o final deste ano. A montagem desse veículo ocorrerá em Taubaté, no interior de São Paulo.
Os primeiros testes de voo também estão programados para acontecer ainda este ano na cidade de Gavião Peixoto, localizada a 330 km da capital paulista.
Imagem de conceito do ‘carro voador’ da Eve, subsidiária da Embraer — Foto: Divulgação/Eve
Daniel Moczydlower, presidente da Embraer-X (a área de inovação da Embraer), confirmou esses detalhes durante o Web Summit Rio 2024. A aeronave, oficialmente conhecida como eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), ainda não possui um nome oficial, mas internamente é chamada de “Eve 01”.
Foto: reprodução
O protótipo em escala real segue a proporção 1:1, o que significa que suas medidas são idênticas às do objeto final. Em comparação, protótipos em escala 1:3 teriam dimensões três vezes menores que o produto final.
Imagem de conceito do ‘carro voador’ da Eve, subsidiária da Embraer — Foto: Divulgação/Embraer
Moczydlower explicou que a Eve já havia montado e testado um modelo em escala 1:3, semelhante a um drone gigante. Agora, eles estão avançando para a produção do veículo real, que será usado no futuro. Essa etapa é crucial para iniciar o processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Eve já recebeu quase 3 mil encomendas para seu eVTOL. Recentemente, em 17 de julho, a empresa também recebeu um pedido para entregar até 50 “carros voadores” para uma empresa japonesa.
No Brasil, a previsão é que a aeronave da Eve comece a operar em São Paulo a partir de 2026. A Voar Aviation, uma das empresas parceiras, adquiriu 70 eVTOLs da Eve para operações comerciais na capital paulista.
As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1
Com informações de G1
Fonte terra brasil