POLÍTICA

Em pronunciamento sobre 7 de Setembro, Lula defende democracia: “Nossa soberania não está à venda”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (6), que “nenhum país é independente sem o exercício supremo da democracia”.

A declaração foi feita em pronunciamento em rede nacional nesta noite, em alusão ao Dia da Independência, comemorado no sábado (7).

Amanhã é dia de comemorarmos a independência do Brasil. E é também um bom momento para celebrarmos a democracia. Nenhum país é de fato independente sem o exercício pleno da democracia

Luiz Inácio Lula da Silva

Durante o pronunciamento, Lula ressaltou a importância do debate entre opiniões diferentes, do diálogo e da “convivência civilizada entre opostos”. O presidente mencionou momentos de união entre políticos de diferentes campos políticos ao longo de seu mandato.

“Em momentos decisivos da história, a defesa da democracia é capaz de unir adversários de longa data. Foi assim na construção da aliança para garantir a governabilidade do país, após as eleições de 2022. Foi assim no 8 de janeiro de 2023, quando democratas de quase todos os partidos se uniram para derrotar a tentativa de golpe”, disse o presidente.

“Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à sua soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira. Nossa soberania não está à venda. Nenhum país do mundo é de fato independente quando seu povo perde a esperança. Por isso, comemoramos a volta da capacidade de sonhar da nossa juventude, graças à geração de oportunidades para todos e todas”, continuou o mandatário.

Lula também afirmou que democracia é “mais que votar no dia da eleição”. “É lutar pela conquista de direitos”, disse o presidente. Ele citou ações sociais nas áreas de moradia, emprego, renda e alimentação, além das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Veja a íntegra do depoimento:

Dia da Independência

A Esplanada dos Ministérios recebe na manhã de sábado o tradicional desfile cívico-militar em celebração ao Dia da Independência. Aberto ao público, o evento contará com arquibancadas no Eixo Monumental.

O acesso ao local será liberado às 6h20, e o trânsito na Esplanada estará fechado. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), o início do desfile está previsto para às 8h45, com a chegada do presidente Lula e a revista às tropas.

O desfile contará com a presença de alunos de escolas públicas do Distrito Federal, atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas e de militares das Forças Armadas. Além disso, haverá apresentação da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército e performance da Esquadrilha da Fumaça.

O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?


CNN BRASIL