Capitão da Seleção Brasileira, Danilo pediu desculpa aos torcedores nesta segunda-feira (9). Ele relembrou a discussão que teve após o 0 a 0 do Brasil contra a Costa Rica, em Los Angeles (UA), em junho, pela Copa América. O jogador disse ter refletido sobre o que ocorreu e que entendeu ter errado.
Ele concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (9), em Assunção, onde o Brasil enfrenta o Paraguai nesta terça-feira (10) pela oitava rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O jogo no estádio Defensores Del Chaco começa às 21h30 (de Brasília).
“Eu quero pedir desculpa aos torcedores. Voltar para aquele jogo da estreia da Copa América, aquele meu encontro com um torcedor. No futebol a emoção fica à flor da pele, mas o torcedor tem direito de expressar seus sentimentos. Eu sou humano, mas ali eu não tive uma atitude de atleta, ou como pai, ou como capitão da Seleção Brasileira. Refleti muito em relação a isso, e é uma atitude que não deveria ter acontecido. O torcedor tem o direito de criticar”, disse Danilo.
A discussão
Danilo bateu boca com alguns torcedores quando estava na arquibancada do SoFI Stadium, após o empate contra os costarriquenhos, atendendo algumas pessoas conhecidas. Foi quando ele acabou cobrado por algumas pessoas que estavam em um setor superior do estádio
“Não tem ninguém brincando aqui, não. Não tem brincadeira, rapaz”, disse Danilo.
Na imagem captada, aparecem alguns torcedores vestindo a camisa tradicional do Movimento Verde Amarelo, que se declara torcida organizada da Seleção Brasileira. Um dos homens bate no braço, no típico gesto pedindo raça. Em outro trecho, o atacante Neymar, que está fora da Copa América machucado, é quem aparece correndo, dentro do campo, para tirar Danilo da confusão.
“Tem que nos respeitar”, prosseguiu Danilo, de 32 anos e líder do atual elenco.
Reflexão sobre críticas
Passados quase três meses, o jogador disse que entende as críticas dos torcedores.
“Temos o que melhorar, claro. Sabemos que a paciência [dos torcedores] é menor, mas é isso, sabemos disso. Somos privilegiados de estar aqui, na Seleção, e entendemos isso. Temos que mostrar ao torcedor que temos vontade, que queremos estar aqui, que temos orgulho de defender a Seleção”, disse o jogador.
O experiente jogador disse, entretanto, que é preciso entender que aquele futebol em que o Brasil entrava em campo e goleava quase todos os adversários não existe mais.
“Quando eu era garoto, via na TV o Brasil goleando. O futebol mudou. E não vai acontecer de amanhã o Dorival trocar 23 jogadores, pra conseguir ganhar por mais gols. A base é essa que está aqui, os jogadores que estão aqui, é o que eu falo ao pessoal. Nossa evolução tem que ser com esse elenco”, disse Danilo.
O Brasil está na quarta colocação das Eliminatórias, com 10 pontos. O Paraguai é o sétimo, com seis pontos. Os seis primeiros se classificam direto para a Copa de 2026, que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá e terá pela primeira vez 48 participantes. O sétimo jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.
CNN BRASIL