Homem-bomba que promoveu o atentado na Praça dos Três Poderes, Francisco Wanderley Luiz alugou uma casa em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, a cerca de 35 quilômetros do centro de Brasília.
O imóvel fica dentro de um lote com diversas residências. A casa era simples, com apenas dois cômodos. O local estava com um forte cheiro de pólvora e completamente suja, com móveis revirados e lama no chão
A casa alugada pelo homem ficava em um lote com várias outras residências. Simples e composta por apenas dois cômodos, o local estava com um forte cheiro de pólvora e ficou destruído, com móveis revirados e muita lama espalhada pelo chão, como verificou a reportagem da CNN no local.
“Muitos” explosivos
Na madrugada desta quinta-feira (14), a Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) foi até a residência de Wanderley. A CNN apurou que uma equipe antibomba encontrou na casa “muitos” explosivos prontos para detonação.
Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o uso de um robô antibombas da corporação foi essencial para salvar a vida dos policiais durante a operação. Um dos explosivos encontrados detonou no momento em que o robô abriu uma gaveta.
Completamente destruída
Com a explosão, a casa alugada por Francisco ficou completamente destruída. O forro de PVC cedeu e um fogão que estava no interior do imóvel foi arremessado ao chão, ficando totalmente destruído.
Durante a operação, ao identificarem materiais inflamáveis na residência, as equipes da polícia encharcaram o ambiente com água para prevenir novos riscos, deixando o chão alagado e coberto de lama. A cama onde Francisco dormia também foi afetada, ficando completamente destruída e revirada.
Na casa do homem, também foram encontradas caixas vazias de rojões, tubos de PVC, pilhas com placas acopladas e outros itens que, possivelmente, podem ter sido utilizados para fabricar bombas caseiras.
Recado no Espelho
O homem-bomba deixou um recado no espelho da casa em que estava hospedado para a mulher que escreveu com batom “Perdeu, mané” na estátua que fica em frente à Corte, durante os ataques de 8 de janeiro de 2023.
“Débora Rodrigues. Por favor, não desperdice batom!!! Isso é para deixar as mulheres bonitas!!! Estátua de merda se usa TNT!”, afirmou o recado.
Débora Rodrigues dos Santos foi presa em março por escrever a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça, localizada em frente ao STF. Ela foi flagrada por fotógrafos pichando o monumento no dia dos atos antidemocráticos.
CNN BRASIL