A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) indicou a atriz Fernanda Torres e a advogada Eunice Paiva para serem homenageadas com a Medalha Mérito Legislativo, maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados.
Uma outra indicação, feita pelo líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), foi a do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e autor do livro “Ainda estou aqui”.
A obra foi adaptada para o cinema neste ano e tem Fernanda Torres no elenco. O filme, do diretor Walter Salles, retrata a luta da família Paiva após a prisão e o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar.
A Medalha Mérito Legislativo, criada em 1983, é direcionado para pessoas ou instituições que tenham trabalhos de impacto na sociedade e a admiração do povo brasileiro. A condecoração é feita anualmente e é indicada por líderes partidários, que podem indicar um nome, e integrantes da Mesa Diretora, que podem fazer duas indicações.
Como segunda secretária da Mesa, Maria do Rosário tem a função de coordenar a premiação, além de fazer indicações. A sessão solene para entrega das medalhas será realizada em 4 de dezembro. A lista oficial com todos os agraciados com o prêmio ainda será divulgada pela Câmara.
A deputada afirma ter escolhido Eunice por causa do “simbolismo profundo para o Brasil e para a Câmara dos Deputados”. Segundo ela, a luta de Eunice “reflete a força de milhares de famílias brasileiras que enfrentaram a dor de ter seus entes queridos assassinados”.
Quando a homenagem é post mortem, como é o caso de Eunice, a medalha é entregue ao cônjuge, familiar ou pessoa devidamente designada pela família.
“No contexto em que vivemos, de reiteradas tentativas de desestabilização da democracia, resgatar essa história que reaviva a luta por memória, verdade e justiça, é extremamente oportuno. Por isso, indiquei também a atriz Fernanda Torres, que interpretou com brilhantismo o papel de Eunice”, afirmou Maria do Rosário.
CNN BRASIL