POLÍTICA

Após testes na Abin, 18 câmeras serão usadas para videomonitoramento da Esplanada dos Ministérios

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será monitorada por novas 18 câmeras de alta tecnologia em videomonitoramento. Os equipamentos são da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e estavam em teste na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Agora, as câmeras passam para gestão da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), responsável pela fiscalização e policiamento do centro da capital da República.

Além da cessão de uso das 18 câmeras, a ABDI vai doar oito monitores à SSP-DF para uso no Centro de Comando e Operações (CCO), e equipamentos que compõem o sistema de videomonitoramento.

O reforço na segurança contará também com roteadores de alta conectividade, que funcionam de forma integrada. Eles farão parte do atual Projeto de Videomonitoramento Urbano do DF.

 

Nesta terça-feira (23) pela manhã, o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, e o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Sandro Avelar, assinarão um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para uso das câmeras.

Após a assinatura do termo, os itens já poderão ser colocados em funcionamento. As imagens das câmeras serão vistas da central da SSP e o objetivo é evitar crimes ou ajudar nas investigações.

Mortes violentas caem 3,4% em 2023 e atingem menor número desde 2011


CNN BRASIL