O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR), ex-governador do Paraná, afirmou à CNN nesta quarta-feira (20) que a decisão do Supremo Tribunal Federal de declarar a nulidade de processos contra ele abre caminho para sua reconstrução política.
Nesta terça-feira (19), o ministro Dias Toffoli arquivou investigações por corrupção e desvio de recursos públicos contra Beto Richa, com destaque para o que resultou da Operação Lava Jato e do ex-juiz Sérgio Moro.
“Recebo com alegria, com enorme felicidade, alma lavada, com essa decisão da Suprema Corte. Não existia meia prova contra mim e agora se confirma. Foram 7 anos de sofrimento, de humilhação pública, execração moral. Tive a honra e reputação duramente atingidas. Só que no auge da Lava Jato não tinha espaço para verdade, eu pregava no deserto e foi um sofrimento para mim e para minha família que não tenho como descrever”, afirmou.
A decisão vem às vésperas das eleições municipais de 2024.
Richa, que preside o PSDB no Paraná, é cotado para prefeitura de Curitiba. Sem falar diretamente sobre a disputa, ele afirmou que “finalmente a verdade veio à tona, estou muito feliz”. “Agora é reconstruir minha trajetória e me fortalecer na política. Mas estou muito feliz.”
Desde 2018, Richa foi preso três vezes. Na primeira situação, estava na disputa para o Senado, o que não foi adiante. Em 2022, foi eleito deputado federal pelo Paraná, estado que governou entre 2011 e 2018.
Compartilhe:
CNN BRASIL