Na noite de domingo (7.abr.2024), Allan dos Santos, jornalista, realizou uma transmissão ao vivo em seu perfil Terça Livre na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter). A transmissão ocorreu após Elon Musk desafiar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Desde setembro de 2021, os perfis de Allan e do Terça Livre estavam inacessíveis por determinação de Moraes. No entanto, após as postagens de Musk, a página inicial do perfil (@tercalivre) voltou a ser visível para os usuários em dispositivos móveis.
Quando o perfil é acessado por um computador, a mensagem exibida é: “@tercalivre foi retido no BR em resposta a uma exigência legal”. A diferença na visualização do perfil em um celular e em um computador pode ser observada nas imagens a seguir:
Reprodução/Página inicial no celular do perfil “Terça Livre”
Reprodução/Página inicial no computador do perfil “Terça Livre”
Desde 2021, Allan dos Santos tem sido um fugitivo da lei brasileira. Ele é alvo de duas investigações em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma delas está relacionada à disseminação de informações falsas, enquanto a outra envolve alegações de apoio a ações contra os edifícios dos Três Poderes em Brasília, ocorridas em 8 de janeiro de 2023.
Fonte terra brasil