GERAL

França proíbe botox sem prescrição médica

Foto: Pexels

Nesta sexta-feira (31), o governo da França anunciou um endurecimento das regras para injeções de ácido hialurônico, limitando o procedimento apenas a profissionais de saúde e sob prescrição médica, devido ao aumento de opções ilegais para esse tratamento cosmético popular.

De acordo com o novo decreto, os dispositivos injetáveis à base de ácido hialurônico só estarão disponíveis para pacientes com prescrição médica e para médicos e cirurgiões-dentistas para uso profissional, conforme comunicado do Ministério do Trabalho, Saúde e Solidariedade da França.

As injeções continuarão disponíveis para fins médicos e cosméticos, mas exigirăo uma receita emitida por um profissional de saúde credenciado. A entrega em farmácias será mantida, mas apenas um médico poderá administrá-las, excluindo terceiros não licenciados.

Para os dentistas, o decreto limita o uso desses produtos a razões estritamente de saúde, excluindo fins estéticos. A medida visa “proteger melhor a população das injeções ilegais de ácido hialurônico”, procedimento que ganhou popularidade nos últimos anos, em grande parte devido às redes sociais.

Há anos, um mercado informal e lucrativo tem se desenvolvido, onde indivíduos não profissionais da saúde realizam injeções estéticas de ácido hialurônico em si mesmos ou em outras pessoas, afirma o comunicado do governo. Essa prática, no entanto, não está isenta de riscos e possíveis complicações, como necrose, perda de visão, artérias afetadas pela injeção e outros problemas cardiovasculares.

O governo francês também incentiva a população a denunciar qualquer caso ilegal detectado.


Fonte terra brasil